Instituto Pensar - União de candidatos pode impulsionar esquerda nas eleições da França

União de candidatos pode impulsionar esquerda nas eleições da França

por: Ana Paula Siqueira


O candidato ecologista Yannick Jadot, durante comício em Rennes, no noroeste da França, na terça-feira (8). Foto: AFP ? DAMIEN MEYER

A dois meses do primeiro turno das eleições na França, representantes dos partidos Europa Ecologia Os Verdes e Partido Radical de Esquerda (PRG) tentam formar uma aliança para impulsionar a esquerda nas eleições presidenciais.

De acordo com a imprensa francesa, os candidatos progressistas têm tido dificuldade para emplacar as suas campanhas. O jornal Le Parisien destacou o encontro de Christiane Taubira, do PRG, e Yannick Jadot, do Os Verdes, fala de um possível apoio do PRG à candidatura de Jadot.

Taubira foi ministra da Justiça durante o governo do presidente François Hollande. Ela foi a vencedora das ?primárias populares? promovida por militantes da esquerda, em janeiro, que tinha o objetivo de definir a preferência dos eleitores progressistas da França.

Como nenhum dos candidatos aceitou o resultado, as campanhas seguiram separadamente.

A socialista Taubira tem 5% das intenções de voto e pode abrir mão de sua candidatura para apoiar o ecologista Jadot, que está em segundo lugar na preferência da esquerda francesa.

Jean-Luc Mélenchon, do partido da esquerda radical França Insubmissa, conta com 9% da preferência.

Leia também: "Brasil não se resume a seu governante?, declara Lula, em Paris

O periódico conservador Le Figaro trouxe como manchete "Taubira continua procurando um caminho à esquerda?. O jornal ressalta a tentativa de Taubira para unir os candidatos progressistas, como o próprio Mélenchon, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e o comunista Fabien Roussel.

Apesar disso, a reportagem avalia que a união pode se concretizar apenas entre a ex-ministra e Jadot. O que pode impulsionar a esquerda a trabalhar junta no país.

Nesta terça-feira (8), em Rennes, noroeste da França, Jadot disse que está pronto para receber Taubira "de braços abertos?.

Com informações do RFI



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: